1 2 3
Olá! Seja muito bem-vindo ao Ser Escritora! Um blog onde encontrará textos, resenhas de livros, autores, dicas e muito mais.

30/09/13

Sobrenomes para personagens - Nacionalidades

Hey pessoal! Há mais de um ano atrás, fiz uma postagem aqui, sobre Nomes para personagens, e ela acabou ficando vastante conhecida. Frequentemente, recebo comentários e e-mails de leitores agradecendo pela postagem, criticando, ou ainda mais: pedindo sugestões à mim de sobrenomes para seus personagens.
Sei que essa é uma tarefa tão difícil quando escolher apenas o nome, pois tenho a impressão de que esse conjunto de nomes e sobrenomes é justamente o que irá delimitar a personalidade de cada um.
Reuni aqui, alguns sobrenomes bem conhecidos, mas não apenas no Brasil, quanto também em outros países do mundo (os mais pedidos pelos leitores).

Uma dica: Caso seu livro se passe no Brasil e você não tenha interesse em nenhum dos sobrenomes da "nossa" nacionalidade, você pode pegar sobrenomes de outras culturas, afinal, encontramos aqui muitas pessoas que nasceram em nosso país, porém, cuja família veio de outros cantos do mundo, então se torna comum encontrarmos um brasileiro com sobrenome italiano, por exemplo.

A origem dos sobrenomes: Até o século XII em média, os europeus tinham como costume darem apenas um nome para seus descendentes. Mas conforme a sociedade foi crescendo, as chances de se encontrar outra pessoa com o mesmo nome se tornaram bem mais altas.
Então, para facilitação da vida das pessoas (tanto no sentido de evitar encontrar outros com o mesmo nome, quanto em momentos de se encontrar o herdeiro de algum falecido), foi criado o sobrenome.
Em alguns casos, foi usado como critério para a nomeação a profissão do chefe da família (como Bookman), outros em jus de algum benfeito que realizaram (e acabaram recebendo como sobrenome Justos, Franco, etc).
Mas também, pode ser o nome do pai, como vemos em Peterson (filho de Peter).
Na Rússia, os filhos recebem três nomes: um diferente, o segundo que é o nome do pai, e caso o bebê seja uma menina, acrescenta-se ovna, evna ou ichna no final, e no caso de ser um menino, é acrescentado ich, vich ou evich. Após, vem o sobrenome da família.











Fontes utilizadas para essa postagem: A origem do sobrenome,  alemães,  brasileiros, eespanhóis, franceses, ingleses e italianos.
                                                                                                                Abraços, 
Juliana Rodrigues. 

40 comentários:

  1. Sua diva *u* Estou com o segundo capítulo da Webnovela de meu blog por conta desses sobrenomes difíceis! Obrigadão, Juu, irei precisar de alguns aí ♥

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juu! Fico extremamente feliz por tê-la ajudado*-*
      Estou gostando da Webnovela, espero que post logo, embora tenha lido no seu blog que ficará alguns dias sem postar :(

      Enfim, obrigada,

      Beijos ^^

      Excluir
  2. Adorei! Muito útil. Sempre busco na internet por sobrenomes e nomes, também pelos significados deles. Acho importante o personagem ter um nome que reflita a personalidade dele (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre né Aline, sempre muito importante.
      E que bom que gostou.

      Excluir
  3. Muito interessante saber as origens dos nomes e sobrenomes, principalmente , se relacionados à profissão.Gostei. abç;
    www.lialendoavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante né. Gosto de blogs por isso, a troca de informação e experiência é intensa, esta aprendendo sempre algo.
      Obrigado pelo comentário e ficamos felizes que tenha gostado.

      Excluir
  4. ADOREI!
    Genial, Ju!
    Vou indicar lá na página do blog!

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com.br/
    http://escritoshumanos.blogspot.com.br/
    http://nossocdl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muiito perfeitos estes sobrenomes Juu'...'
    Mas naquele sobrenome Hunter..tipo eu pus o nome Hunter como ''nome'' assim...Será que fica bom?!'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Marcos! Eu particularmente acho que Hunter não fica bom no primeiro nome, kk.
      É mais para sobrenomes mesmo :p

      Beijos.

      Excluir
  6. Adorei cara <3
    Não tô escrevendo nenhum livro, mas agora você me inspirou, Ju!
    Muito obrigada!! Eu acompanhei seu outro texto, e gostei muitooo...
    Parabéns!!
    Beijos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Swéllen! Sou eu quem deve gradecer, hehe. Muito obrigada mesmo *-*
      Quem sabe um dia você não resolve escrever um, não é mesmo? hehe

      Beijos.

      Excluir
  7. Amei estava mesmo necessitada de nomes e sobrenomes
    escritora de fanfics amei valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dayana! Por nada querida, fico feliz por isso <3

      Beijos.

      Excluir
  8. Otimo!!
    Parabéns pelo seu blog, é demais..
    Nunca desista dele
    Me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada mesmo *-*
      Pode deixar, não desistirei, hehe.

      Beijos.

      Excluir
  9. Blog Perfect vocês estão me ajudando muito

    ResponderExcluir
  10. Acabei de conhecer esse blog, e já tô adorando. Me ajudou muito com os nomes. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rick. Seja super bem vindo ao Ser escritora *-*
      Espero que continue te ajudando.

      Beijos.

      Excluir
  11. Caramba, muito obrigada Ju *-* (se é que posso te chamar assim e.e) Eu estava realmente precisando de sobrenomes para minha fic ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Alexia. Pode me chamar de Ju sim, claro.
      Por nada, e boa sorte com sua fic ♥

      Excluir
  12. colega, meu sobre nome é francês, e ao invés de Giraud é Girard ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por informar. Assim que puder estarei alterando. =)

      Excluir
  13. Só consegui começar meu livro(Sonhos De Inverno) hoje, pois não estava conseguindo nomes nem sobrenomes que se encaixavam, até que Deus vem e coloca teu Blog no meu caminho. Obrigada e Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Jana. Muito obrigada mesmo *--*
      Boa sorte com seu livro, espero que dê certo.

      Abraços.

      Excluir
  14. Tu me salvou, sério! Obrigada!!! Com certeza usarei um desses sobrenomes que é tão importante quanto o próprio nome, né? Beeeeeijos!

    www.s-almeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, sobrenomes ajudam muito, kk.
      Obrigada, e boa sorte.

      Abraços.

      Excluir
  15. Olá Juliana! Me chamo Maria Beatriz e eu amei o seu blog e seus posts sobre nome e sobrenome. Realmente, me ajudaram bastante ^-^
    Mas eu ainda estou indecisa em relação ao sobrenome da protagonista da minha fanfic. O nome dela é Emma, mas eu não sei qual sobrenome ficaria legal... Porque mesmo tendo sobrenomes lindos aí, eu nunca sei se combina com o nome, me entende? Você poderia me ajudar?
    Ah, eu vi alguns comentários maldosos e achei muito estranho. Já que você respondeu todos eles da forma mais delicada o possível. Não sei como conseguiu, rs.
    Obrigada! Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Maria Beatriz (nome bonito, modéstia parte). Muito obrigada mesmo ♥
      Bom, já que o nome dela é Emma, nem rola colocar Watson de sobrenome kk.
      Acho que Emma Armstrong ou Emma Crawford combinariam, são nomes de mulheres fortes, sabe?

      E sobre aqueles comentários, bom, sempre acaba surgindo algo do tipo (não dá pra agradar todo mundo), mas a falta de educação não leva a nada, então tento ser educada sempre, kk.

      Beijos.

      Excluir
    2. Aw obrigada! *-* O seu também é muito bonito (primeiramente o meu nome também seria Juliana e eu até preferia que fosse, mas está bom do jeito que está, rs...)
      Verdade kkk... Eu tinha pensado em Emma Watson, mas aí eu lembrei que existe a atriz e tal, então não...
      Adorei os sobrenomes, realmente são fortes. Obrigada! ^-^ Eu não sei seu eu vou escrever mesmo essa fanfic, porque eu e minha amiga estamos com pouquíssimas ideias :/ Mas obrigada mesmo assim!
      Você está certa, só de você ter sido educada com uma pessoa dessas, mostra o quanto você é superior a ela. Educação é sempre a melhor opção :)
      E novamente, obrigada pela atenção! Beijos!

      Excluir
    3. Imagina *-*
      Olha, ideias surgem com o tempo, criem uma base e façam sim a fanfic. Posso garantir o quanto será divertido ;)
      E muito obrigada, novamente ♥

      Ah, concordo com você, educação é sempre o melhor caminho, viu hehehe.

      Beijos.

      Excluir
  16. Oii Ju, tudo bem?
    Eu simplesmente AMO o seu blog, adorei esses sobrenomes lindoos, mas gostaria de uma dica sua... O nome da minha personagem principal é Maya, qual sobrenome combina com esse nome?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselhava Laurentt

      Maya Laurentt

      Excluir
    2. Oii, Juuh *-* Bem sim e você?
      Muito obrigada.
      A dica do Anônimo é muito boa, fica a dica. Mas caso ainda precise, aconselho Leminnier.
      Maya Lemminier, hehe.

      Ou então, Maya Belmonte, ou Maya Santinelli.

      Abraços.

      Excluir
  17. Oi ju. Queria antes de mais agradecer por estas postagens referentes a nomes que me tem ajudado bastante no livro que estou a escrever. Como autora iniciante que sou queria agradecer por tudo.
    Muito Obrigada
    Cumprimentos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana! Agradeço sua visita, sempre que precisar, estou aqui ;)

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada ju.
      Ass. Ana

      Excluir
  18. Heey Ju *w*

    Amei todos mas eu coloquei Thomas como primeiro nome... Vc acha que fica bom???

    Bjs. ;-*

    ResponderExcluir
  19. Cara muito obrigado você me ajudou muito :3
    Beijos :* e muito obrigado de novo linda
    Ass: Gabriela

    ResponderExcluir

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.